REGISTRO DE PATENTES
PORQUE A PROPRIEDADE INTELECTUAL IMPORTA?
A PROPRIEDADE INTELECTUAL é um conjunto de direitos legais que protege as criações mente humana. Ela abrange diferentes áreas, como direitos autorais, patentes, marcas, desenhos industriais, softwares e segredos de negócios.
É uma importante ferramenta de sustentabilidade ao capacitar os empreendedores na medida em que é através de tais direitos que você, empreendedor, se destacará no mercado, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país.
Em outras palavras, você se torna proprietário das suas ideias e criações ao titularizar patentes, marcas e direitos autorais, assegurando-se o direito de explorá-los economicamente ou o fazendo através de concessões de licenças remuneradas a terceiros.
O QUE É PATENTE?
A PATENTE tecnicamente falando nada mais é senão a síntese ou expressão de uma solução e/ou inovação que contenha a conjugação dos seguintes elementos: (i) novidade; (ii) atividade inventiva e (iii) aplicação industrial.
Num contexto mais subjetivo, ela visa dar a necessária recompensa ao seu inventor por sua contribuição à sua inovação lhe concedendo, em contrapartida, direitos de exclusividade pelo prazo de 20 anos contados de sua postulação. Em retorno, você compartilha o funcionamento interno de sua criação, enriquecendo o pool global de conhecimento!
Não há um tamanho único quando se trata de patentes, pois elas vêm basicamente em dois formatos distintos, dependendo do seu negócio: PRIVILÉGIO DE INVENÇÃO E MODELO DE UTILIDADE, havendo, ainda, um terceiro subjacente (protegendo a forma tridimensional de algo – exceto elementos funcionais, conhecido como REGISTROS DE DESENHOS INDUSTRIAS).
Estes formam a maior parte dos pedidos de patente e abrangem processos novos e úteis, máquinas, itens manufaturados ou composições de matéria. Uma patente de invenção provavelmente será a sua escolha se o seu projeto contiver novidade absoluta, bem função prática, com comprovada atividade inventiva, ou de modelo de utilidade, caso ela traga um upgrade na utilização de algo já existente e concebido no mercado.
EXEMPLOS QUE OS PRIVILÉGIOS DE INVENÇÕES E/OU MODELOS DE UTILIDADE PODEM PROTEGER
-
Fármacos – Novas fórmulas de drogas/medicamentos
-
Máquinas e Equipamentos
-
Eletrônicos
-
Químicos – composições utilizadas na indústria, ciência ou área da saúde, alimentação, estética, etc,
-
Fabricação em geral – métodos únicos para a manufatura de produtos em geral
-
Softwares
-
Instrumentos em geral usados na indústria, ciência, medicina, etc.
A PESQUISA DE PATENTES: PORQUE REALIZÁ-LAS?
Antes de mergulhar no processo de patenteamento, verificar se alguém já apostou em sua inovação é atitude a ser considerada. Bancos de dados on-line disponíveis pelo próprio INPI/BR lhe fornecem fácil acesso às patentes existentes, ajudando-o a evitar possíveis conflitos. A consulta a um profissional, nesses casos, é sempre fundamental!
Custo da Patente:
As patentes têm um preço influenciado por fatores tais como a sua natureza, a sua complexidade técnica, bem como os honorários advocatícios e as taxas governamentais incidentes, sejam as do INPI ou as internacionais caso você pretenda internacionalizá-las, além das anuidades compulsórias.
As patentes de invenção requerem frequentemente um investimento mais substancial, ao passo que as patentes de modelos de utilidade e as de design (desenhos industriais) são, geralmente, bem mais acessíveis.
As patentes fornecem, enfim, um caminho seguro para a proteção de invenções comprovadamente inovadoras, mantendo-as exclusivas por até 20 anos. No entanto, a decisão quanto à sua revelação pública ou a preservação dos dados de sua concepção – como segredo de fábrica – sempre serão fatores a serem considerados, caso a caso. No geral, procure orientação profissional caso opte pelo segredo de negócios ou know-how que queira preservar.
VALORES A INCORREM COM A POSTULAÇÃO DE UM PEDIDO DE PATENTE
À partir de R$ 2,900 podendo ser pagos em até 3 X iguais
O QUE INCLUI
Elaboração de relatório descritivo; especificações; reivindicações (quadro reivindicatório); desenhos e resumo, depósito e acompanhamento no INPI e pedido de exame técnico substantivo – comunicados de despachos e decisões
emitidas pelo INPI.
O QUE NÃO INCLUI
Taxas governamentais envolvidas com o processamento junto ao INPI serão emitidas pela PATENTIK, porém serão de responsabilidade do cliente quanto aos pagamentos sempre que comprovadamente necessários; (ii) havendo exigências técnicas durante a fase de exame técnico (24 meses), os honorários tendentes à elaboração de defesa/resposta serão cobrados à parte, (iii) à partir do terceiro ano contado do depósito incidirá o recolhimento de taxas anuais (obrigatórias – art. 84 da Lei 9,279/96), (iv) recolhimento de taxa de expedição de carta-patente.
DOCUMENTOS PARA A POSTULAÇÃO:
-
PROCURAÇÃO – FORMULÁRIO PATENTIK/PATCORP
-
BRIEFING DA PATENTE – COM TODOS OS SEUS DETALHES/SOLUÇÕES/DADOS TÉCNICOS
-
PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE SUA PATENTE CONSULTE AGORA O NOSSO DEPARTAMENTO INTERNACIONAL (adm-central@patcorp.com.br) ROTAS: (I) PCT - TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES (II) CONVENCIONAIS (PAÍS POR PAÍS) CUP CONVENÇÃO DA UNIÃO DE PARIS. PRAZO DE 1 ANO A PARTIR DO DEPÓSITO REALIZADO NO BRASIL E (III) SEM SUPORTE NA PRIORIDADE UNIONISTA – APÓS O TRANSCURSO DO PRAZO DE 1 ANO – DEPÓSITOS DE RISCOS